Saúde da Mulher

Menstruação escura – É normal? O que é? Fique por dentro

A menstruação escura ou corrimento marrom é um problema que pode ser grave ou não, e ocorrer por diferentes motivos. Aqui você vai saber tudo sobre isso, e o que sua ocorrência pode causar nas mulheres.

menstruação escura

O que é?

A menstruação escura pode ocorrer dentro ou fora do período menstrual. Ela pode servir como alerta para problemas no útero, alterações hormonais, estresse e doenças sexualmente transmissíveis.

Na maioria dos casos ocorridos, a menstruação escura não está relacionada a doenças, e normalmente acontece no início ou no fim do ciclo menstrual. Também pode ocorrer após a utilização da pílula do dia seguinte ou durante a troca de anticoncepcionais.

O que causa a menstruação escura?

Também é conhecida como borra de café, preta ou marrom. Ela pode ser causada por DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis) que geram alterações no útero; por doenças que afetam o útero, como a endometriose, inflamação no útero, pólipos uterinos e síndrome dos ovários policísticos; alterações hormonais, como problemas na tireoide, mudança de anticoncepcional ou utilização da pílula do dia seguinte; útero largo, caso que pode acontecer após uma gravidez; na menopausa, que diminui o fluxo menstrual; ou então pela gravidez, onde ocorre um sangramento escuro quando o embrião se fixa ao útero.

Como prevenir?

A prevenção é simples, você deve evitar o sexo sem camisinha, e não mudar muito de anticoncepcional. Isso ajudará a diminuir a ocorrência desse problema.

O que pode estar relacionado a menstruação escura?

Os sangramentos escuros normalmente causam preocupação nas mulheres, mas raramente eles estão relacionados a doenças. A menstruação escura

pode estar relacionada a baixa produção de progesterona, hormônio fundamental para o organismo feminino. Você deve observar os sintomas, se a menstruação escura for algo que aconteça com frequência, pode estar ligada a problemas mais graves.

Menstruação escura e gravidez

A presença da menstruação escura é um forte indicio de gravidez. Isso ocorre, pois o óvulo fecundado se fixa na parede do endométrio, e quando chega nessa área, cria um espaço para se prender. Esse evento é chamado de nidação, e causa um sangramento escuro nos primeiros dias após a fecundação.

Quando procurar um médico?

Mudanças nos sangramentos vaginais são normais e não causam problemas, mas caso a mulher apresente sintomas, deve procurar um médico ginecologista. São eles: cansaço excessivo; tontura; palidez na pele ou embaixo das unhas; períodos irregulares ou sangramentos frequentes fora do período menstrual. Se aparecer sangramentos escuros durante um período de suspeita de gravidez o médico também deve ser consultado.

É normal?

Sim. A menstruação escura é algo que pode acontecer com qualquer mulher saudável. Mas é necessário prestar atenção aos períodos em que ela ocorre, se for durante o início ou fim da menstruação normal, está tudo certo. Caso aconteça em períodos esporádicos, é preciso tomar cuidado, pois pode estar havendo algo de errado com o seu organismo. A menstruação escura pode conter mau cheiro. De uma forma geral, a cor escura na menstruação não é motivo para pânico.

4 Comments

  • Reply

    ana

    07/03/2017

    Obrigada me ajudou muito 🙂

  • Reply

    Carol

    07/03/2017

    Obrigada, eu estava preocupada achando que era algo grave como alguma infecção. Me ajudou muito 🙂

  • Reply

    Aurea Martins

    16/03/2017

    Adorei a materia! Parabens!!!

  • Reply

    Daniela Dib

    21/05/2017

    Excelente dicas sobre menopausa, acredito que com seus conselhos a vida ficará mais fácil nesse período que todos nós mulheres enfrentaremos. Obrigada por compartilhar.

Deixe uma resposta