Anticoncepcionais

Anticoncepcional Masculino

anticoncepcional masculino

Evitar ter filhos é um direito de todo homem e toda mulher. Para se ter um bebê é necessário um planejamento familiar para se estar preparado para essa mudança na vida do homem, mulher ou casal. Hoje em dia existem muitos métodos para evitar a gravidez, entre os quais estão os anticoncepcionais.Até agora somente é possível encontrar anticoncepcionais femininos. Entretanto já estão sendo realizadas pesquisas para colocar à venda um anticoncepcional masculino, ou seja, para homens.

Anticoncepcional masculino

Daqui a algum tempo homens e mulheres que não tiverem vontade de ter filhos poderão tomar pílulas anticoncepcionais. De acordo com a organização não governamental norte-americana Parsemus Foundation, que investe na produção do anticoncepcional masculino Vasalgel, o medicamento poderia chegar ao mercado ainda em 2017.

Diferente da pílula usada pelas mulheres, o Vasalgel não deverá ser usado em doses diárias, mas em apenas uma aplicação que funcionará por um longo período. O medicamento em gel não envolve tratamento hormonal e poderá ser revertido.

A fabricante do anticoncepcional masculino está na segunda fase de testes em macacos. Até o momento, os machos que utilizaram o produto cruzaram com 15 fêmeas e, pela segunda vez, não engravidaram nenhuma delas.

Os animais estão sendo acompanhados para garantir que o efeito do Vasalgel seja revertido para que os animais voltem a ser férteis. A empresa já realizou testes bem sucedidos com coelhos, macacos e agora irão realizar testes em humanos.

O que é o Vasalgel o anticoncepcional masculino

O Vasalgel é um anticoncepcional masculino que não possui hormônios na sua fórmula e funciona de forma parecida com a vasectomia. O gel contraceptivo com polímeros é injetado nos vasos que transportam o esperma na ejaculação, o que impede a fecundação.

O objetivo da empresa norte americana é que o anticoncepcional possa ser revertido com outro remédio que irá liberar os vasos.

O Vasalgel é inspirado em um medicamento indiano chamado Risug que funciona de forma parecida e também está em fase de testes em seu país de origem. A criação da pílula masculina é financiada por doações de empresários interessados. A Parsemus não tem interesse em um medicamento com efeitos de longo prazo.

Dividir a responsabilidade entre os dois

A criação de um anticoncepcional masculino é uma ótima ideia e acabaria com o fato de a responsabilidade de evitar uma gravidez ficar nas mãos apenas das mulheres.

A produção e venda de um anticoncepcional masculino mudará profundamente as relações entre homens e mulheres. De acordo com especialistas o casal poderá dividir as responsabilidades.

O anticoncepcional masculino dará ao homem um maior poder de decidir sobre o momento certo de ter filhos. Também aumenta a responsabilidade sobre o homem, já que o peso dessa decisão não ficará somente sobre a mulher.

O lado ruim de existir o anticoncepcional masculino é o fato de os homens terem a intenção de parar de usar a camisinha durante a relação sexual. Alguns homens usam o preservativo apenas para evitar a gravidez indesejada, o que é totalmente errado, já que nenhum anticoncepcional protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Milhares de pessoas estão aguardando os resultados dos exames clínicos do Vasalgel. Muitos homens não veem a hora de ter mais controle sobre o seu destino reprodutivo.

Essas pesquisas que estão sendo realizadas para a criação de um anticoncepcional masculino irão contribuir para evitar muitas gestações indesejadas. Entretanto os homens devem saber que é fundamental continuar usando preservativo (camisinha) para evitar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Deixe uma resposta